sábado, 29 de junho de 2013

Filme Star Trek (2009) - Resenha


Olá, queridos leitores!

I’m back! o/

Como puderam perceber, o blog andou meio (ou seria inteiro?) parado nesses últimos meses. As outras postadoras saíram, por motivos pessoais, porém permanecemos no blog eu e a criadora dele, a Kamnuminas. Provavelmente eu poderei postar apenas nas férias, por causa de meu curso de Jornalismo... Mas adivinhem?? Já chegaram minhas férias de meio de ano! \o/ (oh, não me diga... :P)

Pois então, me lembro que disse a vocês na minha última postagem que o meu próximo post seria na seção “Gatas”. Esse texto ainda não está pronto, porém, eu tenho duas resenhas aqui, feitas por mim, sobre os novos filmes da franquia Jornada nas Estrelas (minha vida s2), e gostaria de compartilhá-las com vocês. Só um detalhe: são textos sérios (nada de surtos fangirls :P), no padrão formal de resenhas mesmo, e sem spoilers. Portanto, para dar uma animada nos posts, colocarei algumas imagens e GIFs, caçados no Tumblr, sobre os respectivos filmes resenhados.

A resenha a seguir é sobre o filme “Star Trek” (2009), e com ela, em 2012, peguei a classificação em 1º lugar, categoria Ensino Médio, no Concurso Nacional de Produção de Textos do Sistema de Ensino SER, da Editora Abril. Espero que gostem!  ;)



Filme Star Trek (2009)

Com direção de J.J. Abrams, e estrelando Chris Pine, Zachary Quinto, Karl Urban, Zoë Saldaña, Eric Bana e Leonard Nimoy, o filme Star Trek, produzido em 2009, do gênero de ficção científica e aventura, contém aproximadamente 126 minutos de duração, e novamente leva o espectador “onde nenhum homem jamais esteve”.

Pôster oficial do filme

News Kirk e Spock

A franquia norte-americana de ficção científica Star Trek (de mesmo nome, que em português foi traduzido para “Jornada nas Estrelas”), que é composta por cinco séries de televisão, dez filmes e incontáveis livros, foi criada em 1965 e enfrentava, desde 2005, um hiato de produção, produzido pelo insucesso de seu último filme e pelo cancelamento de sua última série. Em 2007, a Paramount fez uma parceria com J.J. Abrams, criador de Lost, para revitalizar a franquia, através de um novo filme.

Reação do Spock quando soube que haveria um novo filme

J.J. Abrams optou por fazer um “reboot” (isto é, uma releitura) da Série Clássica, a primeira da franquia. Para não “apagar” ou desconsiderar a história dessa série, esta nova história se passa numa realidade alternativa, um “universo paralelo” que foi criado após um incidente na realidade original, também citada no filme. O enredo mostra quando os inesquecíveis personagens clássicos Kirk, Spock, McCoy, Uhura, Scotty, Chekov e Sulu se conhecem, e sua primeira missão espacial juntos, depois de terem seus futuros alterados nessa nova realidade. Com participação especial de Leonard Nimoy, o ator que interpretou Spock pela primeira vez na Série Clássica.

Spock "rebootado" #sqn  :P

New Dr. McCoy gatérrimo chateado...

Com um bom índice de aprovação pelo público, pode-se afirmar que Star Trek cumpriu o que prometeu: renovar a franquia e conquistar novos fãs. Com efeitos especiais excelentes, os designs das naves foram atualizados. Os novos atores souberam como aproveitar os personagens, não apenas imitando a performance dos atores originais. J.J. Abrams quis dar ao novo filme um destaque às cenas de ação, e certamente conseguiu, pois elas foram tecnicamente bem elaboradas.

Mas, apesar do enredo manter várias características da série original, como por exemplo, os oficiais “RedShirts” e a eterna rivalidade entre Spock e McCoy, houve uma certa decepção por parte dos fãs mais antigos da franquia. Sendo esta essencialmente filosófica, por ter sido criada no contexto da Guerra Fria, e mantendo essa tradição durante todas as suas cincos séries, pode-se dizer que esse novo filme quebra com os padrões, por se focar mais na história em si e não abordar um tema profundo, referente à humanidade, o que sempre foi uma característica marcante de Jornada nas Estrelas.

O conhecido destino dos RedShirts: The Walking Dead...  :P

Essa mudança talvez possa ser justificada pela necessidade de atrair novos fãs, e também por ser esta nova história, com uma nova tripulação, criada e introduzida em um filme de apenas duas horas de duração, um acontecimento inédito na franquia, cujas histórias sempre foram desenvolvidas em longas séries, antigamente tendo os filmes um mero papel complementar.

Tendo em mente essas observações, esse filme passa a ser uma ótima opção de entretenimento e diversão, tanto para os antigos como para os novos fãs da franquia. Mas, para confirmar se esta nova história se desvinculará das tradições filosóficas de Jornada nas Estrelas e seguirá no seu próprio ritmo de ação e aventura, somente esperando o próximo filme, que tem estreia marcada para junho de 2013.

Spock se despede agora com estilo... kkkkkk...

E não perca, no próximo post (aqui), a resenha da continuação de Star Trek, Além da Escuridão – Star Trek (Star Trek Into Darkness)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário