segunda-feira, 1 de abril de 2013

Chrno Crusade

CHRNO CRUSADE é um mangá escrito por Daisuke Moriyama que devido ao seu sucesso acabou por se tornar um anime, contando com apenas 24 episódios que acabam com um gostinho de quero mais.

O enredo situado no final de 1928 nos Estados Unidos tem como pano de fundo o desenvolvimento econômico acelerado dos EUA que faz com que a ganância pessoal tome conta dos humanos, um ambiente bastante apropriado para os demônios aprontarem suas maldades fingindo ajudar aos humanos em suas buscas pessoais, aproveitadores do consumismo desenfreado.
Para combater o mal que se espalha cada vez mais, a igreja católica criou uma organização denominada a Ordem de Magdala, onde os membros têm como função exorcizar os montros através de armas altamente especializadas para este fim.

A protagonista do Animê é a jovem e linda freira Rosette Christopher, que cerca de quatro anos atrás vivia tranquilamente com seu irmão Joshua em um orfanato, Joshua é um dos apóstolos (um dos sete humanos escolhidos por Deus e abençoados com poderes divinos), entretanto tal condição fez com que ele fosse sequestrado para servir aos propósitos malignos do demônio Aion.
Na tentativa de salvar seu irmão mais novo, Rosette faz um pacto com o belo demônio chamado Chrno, ela então passa a ser denominada Contratante e ele seu Contratado, e cada vez que o demônio usar de seus poderes o tempo de vida da garota diminui. Rosette carrega sempre consigo um relógio que marca seu tempo de vida restante, um item bastante tenso para se usar como colar.
O demônio Chrno, para não matar a menina, permanece na forma de um jovem humano, a não ser quando ele precisa lutar uma batalha dura demais para seu corpo mortal, então ele se transforma em um poderoso demônio adulto com asas.
Após o pacto, ambos “alistam-se” na Ordem de Magdala, dentro da Ordem Chrno sofre preconceito devido sua raça, inclusive uma das madres superioras, a irmã Kate proíbe o rapaz de entrar em sua sala por desconfiar de suas reais intenções.

Os personagens:

Chrno

Sexo: masculino.
Idade: desconhecida.
Altura: 150 cm como humano, 180 cm como demônio.
Origem: Pandemônio.

Outrora parceiro de Aion, virou-se contra ele por causa de uma mulher humana e teve seus chifres arrancados, passou 50 anos trancado no túmulo de Maria de Magdala, sofrendo pela morte de sua amada, até ser encontrado pelos irmãos Christopher, faz um pacto com Rosette ficando ao lado dela e sendo seu Contratado por quatro anos, é chamado pelos outros demônios de “Pecador” e de “Assassino dos mil demônios”.


Rosette Christopher

Sexo: feminino.
Idade: 16 anos.
Altura: 162 cm.
Origem: São Francisco/Estados Unidos.

Vivia em um orfanato, quando teve seu irmão mais novo sequestrado por um demônio, foi forçada a fazer um pacto onde entregava sua vida em troca da salvação de seu irmão. Torna-se freira da Ordem de Magdala treinada para enfrentar e matar demônios; possui um grande senso de justiça e piedade, sempre acaba causando muita destruição em suas missões sendo sempre repreendida pela líder de sua ordem.


Azmaria Hendric

Nascida na Vila de Fátima em Portugal; tornou-se soprano aos 12 anos. É, assim como Joshua, um dos apóstolos e tem como presente divino o poder de curar através de seu canto. Foi por várias vezes adotada, infelizmente tragédias horríveis aconteciam a sua família adotiva em todas às vezes. Sequestrada por um demônio a mando de seu contratante, a jovem foi salva por Chrno e Rosette tornando-se amiga deles, acabou por entrar na Ordem de Magdala para ser como Rosette, sua inspiração.

Ewan Remington

Membro de primeira classe da Milícia da Ordem de Magdala, é o protetor da dupla Rosette e Chrno e o responsável pela entrada deles na Ordem, é muito popular e adora dar uma de Don Juan, é também um lutador bastante forte e misterioso.


Satella Harvenheit

Uma alemã alta do tipo bem dotada de curvas, leva a vida como caçadora de recompensas e é conhecida como Hexen die Jewel. Provem de uma família onde todos nascem com o dom de invocar monstros usando joias preciosas, quando criança presenciou o assassinato de sua família pelo demônio Aion, fazendo com que o desejo por vingança contra demônios aflorasse na jovem.


Kate Valentine

Líder da Ordem de Magdala, sempre acaba discutindo com Rosette por causa de suas confusões e não confia em Chrno de forma alguma. Apesar de seu aspecto severo é uma pessoa bem gentil.


Elder

Cientista da Ordem de Magdala, responsável pelas invenções de armas e munições usadas para “exorcizar” os demônios, vive apanhando das freiras por ser um velho pervertido (apenas no mangá).

Joshua Christopher

Irmão mais novo de Rosette, um dos sete apóstolos, tem o poder de curar machucados e doenças, entretanto Joshua possui uma doença incurável e é incapaz de usar seu poder em si mesmo, uma contradição intrigante ter o dom da cura e ser um doente.
Sequestrado pelo demônio Aion teve sua mente manipulada e não consegue se lembrar do rosto de sua irmã, passa então a obedecer às ordens de Aion acreditando que suas intenções são puras. Aion entrega os chifres de Chrno para Joshua fazendo dele um substituto para sua antiga relação com Chrno.

Aion

O vilão da história, sempre traçando planos para “reconstruir este mundo”, possuía um grupo de cinco demônios poderosos (Chrno, Genai, Rizelle, Shader e Viede) que o seguiam como líder, eram conhecidos como “Pecadores” por atentarem contra o equilíbrio natural entre o bem e o mal. Atacado por outros demônios Aion contava com o poder destrutivo de Chrno (conhecido também como o Assassino dos 1000 demônios). Quando Chrno se rebelou Aion arrancou seus chifres para não ser morto por ele (os chifres seriam a fonte de seu poder), oferecendo o chifre de volta em troca de tê-lo sempre ao seu lado, depois de ter sua proposta rejeitada por Chrno, Aion usou Joshua como substituto entregando os chifres a ele.


Fiore

Sequestrada por Aion para trabalhar em sua casa, Fiore teve sua mente manipulada pelo demônio que fez com que ela acreditasse que existia apenas e tão somente para cuidar de Joshua e protegê-lo, sendo chamada de irmã por ele acabou, devido a sua mente confusa, por acreditar que era realmente a irmã mais velha do rapaz.

Mary Magdalene

Maria de Magdala ou Maria Madalena era uma bela jovem de poderes divinos. Cobiçando estes poderes Aion ordenou a Chrno que a sequestrasse e a entregasse a ele. Entretanto Maria e Chrno acabaram se apaixonando, fazendo com que o demônio se rebelasse contra seu mandante. Depois que Chrno teve seus chifres (fonte de seu poder) arrancados por Aion, Maria o protegeu e morreu para salvá-lo. Triste com a morte de sua amada ele constrói para ela uma tumba onde permaneceu lamentando por 50 anos até ser encontrado por Rosette.


Algumas diferenças entre o Mangá e o Animê

No Animê Rosette sofre com estigmas e é descoberto que se trata da reencarnação de Maria Madalena. Aion então, planeja capturar os sete apóstolos e usá-los em um ritual para despertar os poderes dela, depois ele iria controlar sua mente para fazer com que ela o obedeça. No Mangá por outro lado a ligação de Rosette e Maria é o amor por Chrno.

A morte de Maria também é alvo de modificações na adaptação para o Animê. No Animê ela diz a Aion que é apenas uma “isca” para que o plano dele fracassasse; furioso ele ordena a Chrno que a mate, o demônio apaixonado se recusa e tem seu chifre arrancado por Aion, Maria então faz o pacto entregando toda sua vida a Chrno e morre instantaneamente. Diferentemente do Mangá onde é tudo um pouco mais confuso, Maria absorve o Pandemônio em seu corpo e aos poucos acaba perdendo o controle, ao perceber isso Aion ordena a Chrno que a mate, ele se recusa e tem seu chifre arrancado, Maria o salva fazendo o pacto com ele, os dois fogem escondidos e viajam dias e noites tentando chegar até a Ordem de Magdala onde Maria estaria segura, porém Aion os encontra e tenta matar a garota, Chrno se lança em frente a lamina lançada contra Maria na tentativa de protegê-la, entretanto a lamina de Aion trespassa seu corpo e atinge a garota que acaba morrendo.

O misterioso Remington, no Animê é um anjo caído, por isso ele continua jovem; no Mangá ele “instala melhorias” em seu corpo para permanecer jovem com a ajuda das invenções de Elder.

As diferenças continuam com Shader (Mangá) ou Sheda (Animê), o demônio com aparência de gato que trabalha como cientista para Aion.
No Animê ela é perversa e queria matar Azmaria e acaba por ser morta por Remington, no Mangá ela não é má, pelo contrário, gosta de Maria e acaba ajudando Chrno, no final ela vai viver sua vida entre os humanos junto com Fiore.

Somente no Mangá é revelado o passado dos “Pecadores” e o porquê de Aion desejar tanto destruir este mundo e reconstruí-lo novamente.

Os finais do Mangá e do Animê também diferem entre si, mas é claro que não vou revelar o final, nada de spoiler nesta parte, ok!

Meus personagens favoritos são os demônios Aion e Chrno, o primeiro por fazer o tipo cafajeste chique, não sei bem onde arranjei este termo, mas se aplica ao caso. A cena de Aion que mais chama a atenção das fangirs é quando ele “conversa” com Satela algemada e presa a parede de uma espécie de caverna, e também quando ele domina a mente de Rosette.
O outro demônio que esta mais para herói, Chrno, possui certa ingenuidade, só gostaria que houvesse mais cenas com ele em sua forma “adulta”.


Porque assistir?

O enredo mostra a prosperidade econômica dos Estados Unidos pós a Guerra e como isto oculta a presença dos Pecadores (Demônios), paralelamente temos a busca de Rosette pelo seu irmão perdido. Um animê curto, ou extremamente curto em comparação com outros, porém ele mostra vários conceitos e lendas da igreja católica inseridos de forma bastante inteligente dentro da historia. Alguns destes conceitos são as Profecias de Fátima, a Organização de Magdalena (Maria Madalena), os sete pecados e as sete virtudes representados pelos personagens da trama.
Esta presente também a questão do julgamento pela aparência  no caso, temos o preconceito em relação a Chrno, ele sofre com o julgamento das pessoas porque fisicamente é um demônio  mas apesar de pertencer a este especie ele é gentil, justo e carinhoso.
As batalhas e cenas de luta são o ponto fraco do Animê, compensado somente pela transformação de Chrno.
A heroína Rosette aparece como uma jovem frágil com vários defeitos como ser preguiçosa, azarada, tem um talento imenso para se meter em confusão e é bastante comilona, ela é uma personagem bem engraçada e podemos nos identificar com ela. O enredo é um tanto corrido, nada de enrolação e deve-se ficar atento para não perder nenhuma "descoberta" sobre os personagens.
A narrativa gira em torno de dois personagens com problemas emocionais e o relacionamento entre eles, apesar de ser um desenho que lida com questões católicas, contém altas doses de sensualidade. Existe quem veja no romance entre uma santa e um demônio razão mais que suficiente para assistir!
O final é realmente emocionante e bem triste apesar de um tanto previsível, eu chorei no final e aposto que vocês também vão chorar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário