quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Personagens Cativantes de Jornada nas Estrelas (Star Trek)


           
Como havia falado na minha apresentação, minha primeira postagem do blog (ou seria a segunda?) vai ser sobre a franquia de ficção científica Jornada nas Estrelas (Star Trek) e seus personagens cativantes gatos ou não... Pois bem, vamos começar!
           
           
Para os que não conhecem, aqui vai uma apresentação resumida de Jornada nas Estrelas, retirada da Wikipédia (para saber mais, clique aqui):
           
“Star Trek é uma franquia de entretenimento norte-americana criada por Gene Roddenberry. A franquia iniciou-se como uma série de televisão em 1966, originalmente chamada Star Trek, mas posteriormente renomeada para Star Trek: The Original Series. Essa série levou a criação dos spin-offs Star Trek: The Animated Series, Star Trek: The Next Generation, Star Trek: Deep Space Nine, Star Trek: Voyager e Star Trek: Enterprise. As seis séries de televisão são consideradas parte da mitologia de Star Trek, apesar de existir um debate acerca da posição de The Animated Series no canône da franquia. O canône de Star Trek também inclui uma série de filmes. Apesar da reposta da crítica ter variado de série para série e filme para filme, Star Trek já venceu e foi indicado a vários prêmios e honrarias. O sucesso das séries de televisão e dos filmes levou a uma ampla gama de outros spin-offs, como jogos eletrônicos, romances, brinquedos, uma atração temática em Las Vegas e pelo menos duas exibições em museus. Desde então a franquia se tornou um fenômeno cultural, iniciou a criação da língua klingon, adquiriu uma grande base de fãs e já foi referenciada e parodiada inúmeras vezes na cultura popular”.

Logo oficial da Franquia em seu aniversário de 45 anos.
           
Como vemos acima, a franquia possui cinco séries (e mais uma em desenho animado, que é uma continuação da primeira série), portanto, irei falar separadamente sobre os personagens de cada uma delas, por tópicos. Porém, uma coisa não muda nas histórias: elas são ambientadas no espaço sideral (em naves ou estações espaciais), se passam no futuro (a partir do ano de 2153 d.C), têm um caráter militar e diplomático (organizações como a Frota Estelar, que faz parte da Federação dos Planetas Unidos) e apesar de serem classificadas como séries de ficção científica, suas histórias são ricas em drama e filosofia, sendo a tecnologia um mero instrumento usado para facilitar e ambientar as narrativas.

         Finalmente, vamos aos personagens! :P




·         Jornada nas Estrelas – A Série Clássica (1966 - 1969):

           Pensou em Série Clássica, pensou em _____. Se você disse “Mr. Spock”, acertou em cheio. Esse personagem é um ícone de Jornada, sendo muito querido pelos fãs (e fangirls) desde 1966. Ele é meio-humano, meio-vulcano (uma espécie extraterrestre caracterizada pela extrema racionalidade e controle das emoções) e é o oficial de ciências da nave USS Enterprise. É dele que vem algumas das famosas frases de Jornada das quais provavelmente vocês já ouviram falar, como por exemplo, “Vida Longa e Próspera” (eu uso muuuito esta frase :P), “Isto é lógico”, entre outras.
Atrativos do Mr. Spock: ele tem um incrível conflito interior. Por ser meio-humano, tem dificuldades em esconder e controlar as suas emoções, práticas consideradas essenciais para se viver entre os Vulcanos, espécie da qual ele também faz parte. Sendo assim, ele vive entre dois mundos, e não é aceito completamente em nenhum deles: é considerado “frio” pelos Humanos, e “emocional” pelos Vulcanos. Dessa forma, é fácil nos simpatizarmos com esse personagem, principalmente quando passamos pela adolescência, uma fase que costuma ser tão tumultuada emocionalmente. Além, é claro, de Spock ser um homem íntegro aos seus princípios, e há até quem (fangirls) afirme que ele é atraente fisicamente (eu não discordo).

Mr. Spock, da Série Clássica.
Mr. Spock, da Série Clássica.




Mr. Spock, do novo filme "Star Trek" (2009).



Atores que fizeram o Mr. Spock: à esquerda, Leonardy Nimoy; à direita, Zachary Quinto.

          Há também outros personagens masculinos famosos (e adorados pelas meninas) da Série Clássica. Destaque para o Alferes Pavel Chekov (o russo piadista e fofo da série) e o Capitão James T. Kirk (tipo um Don Juan do futuro, mas eu não acho graça nenhuma nele, porém muitas meninas babam litros por essa criatura... :P). Segue abaixo algumas fotos deles:


Chekov, da Série Clássica.
À esquerda, Chekov (interpretado por Anton Yelchin) do novo filme "Star Trek" (2009); à direita, Chekov (interpretado por Walter Koenig) da Série Clássica.



Capitão Kirk (interpretado por William Shatner), da Série Clássica.
Capitão Kirk (interpretado por Chris Pine) do novo filme "Star Trek" (2009).


·         Jornada nas Estrelas – A Nova Geração (1987 - 1994):

            A Nova Geração também tem seu personagem marcante, o Tenente-Comandante Data (OMG, meu príncipe supremo! :O). Vou tentar ser objetiva e não surtar ao falar dele #sóquenão. Esse personagem foi criado nessa nova série para substituir o lugar de Spock, sendo um personagem único e especial como este. Data é um androide, construído pelo Doutor Soong, seu criador humano, para se parecer com um ser humano mesmo, apesar de sua pele e olhos amarelados. Ele representa o máximo triunfo da Robótica: é capaz de aprender, socializar-se e viver como um ser humano, porém possui a força, a velocidade e a rapidez de processamento de uma máquina. É claro que ele teve muito que aprender para conseguir chegar onde está, a ingenuidade e a curiosidade sobre a humanidade são as características marcantes deste personagem.
Muitas pessoas o comparam com o Pinóquio, mas ao contrário deste, Data nunca se tornará um ser humano. Por quê? Além da impossibilidade física, Data é muito mais do que isso: sua inteligência incomparável e sua inocência e pureza dignas de uma criança o fazem perfeito demais em relação aos seres humanos adultos, criaturas errantes e instintivas por natureza. Vale lembrar também que Data não possui emoções durante a maior parte da sua existência, possibilitando a ele um olhar crítico e objetivo sobre qualquer assunto que venha a tomar parte. Somente no finzinho da série é que ele recebe, como um presente de seu criador, um “chip de emoções”, que era o que ele tanto desejava para conseguir entender melhor alguns aspectos da humanidade e poder se sentir mais humano de fato. Podemos observar que, durante a sua breve permanência com o chip, ele se torna mais parecido com um ser humano, mais errante e menos perfeito, mas mesmo assim continua sendo, em sua essência, quem ele sempre foi: um ser digno, fiel aos seus princípios e um maravilhoso amigo (ou namorado, para mim).

Data (interpretado pelo excelente ator Brent Spiner).


Data em pose sexy :o


Data e seu gato Spot ou seriam dois gatos na imagem?

Mural de Datas!  :o

Quem concorda, levanta a mão!  \o/

Andróides também pagam micos.. :P

Algumas observações que a Lady.Kamnuminas me pediu para colocar: Data usa um uniforme “coladinho” na série (:P), e possui um irmão gêmeo, Lore, que foi criado antes dele, e é o seu oposto em tudo (mau, perverso e que detesta a humanidade, mas que mesmo assim a Kamnuminas ama ele :P).

Data com seu uniforme coladinho à esquerda; Lore à direita.
Visitem nossa galeria de imagens do Comandante Data clicando aqui!


          Além do Data, muitas garotas também gostam do Comandante William T. Riker, pela sua beleza física (eu, pessoalmente, não vejo nada de especial nele) Segue a foto dele abaixo:
 
Comandante Riker (interpretado por Jonathan Frakes).


·         Jornada nas Estrelas – Deep Space Nine (1993 - 1999):

           Nesta série, também há um personagem especial, que substitui Spock e Data, o Chefe de Segurança Odo. Ele é um transmorfo (que naturalmente possui uma forma líquida), que foi criado entre Cardassianos e Bajorianos (duas espécies humanoides de Jornada) e por isso ele assumiu uma forma humanoide, para facilitar sua convivência entre essas espécies.
Vou ser sincera: beleza física que é o que vocês estavam esperando esse personagem não tem. Não dá para se sentir fisicamente atraída por ele. Mas o que eu gosto no Odo é o seu senso de justiça, de honra, de lealdade. É um personagem capaz de ficar contra a própria espécie para proteger os injustiçados. Sendo assim, ele merece um lugar neste blog.

Odo (interpretado por René Auberjonois).

           Outro personagem interessante (e também não-gato) dessa série é o espião Cardassiano Elim Garak. Ele é daqueles personagens misteriosos, que oscilam entre o altruísmo e o egoísmo, além de ser o maior mentiroso de Jornada. :P Ele foi exilado de seu planeta natal, e vive entre seus inimigos, os Bajorianos, o que faz dele um solitário. No fim da série, ele realiza atos heroicos em nome da justiça e retorna para casa como um herói, merecendo seu lugar neste blog.


Elim Garak (interpretado por Andrew Robinson).


·         Jornada nas Estrelas – Voyager (1995 - 2001):

        Bom, em minha humilde opinião, não há muitos personagens masculinos interessantes nesta série. Menciono o Doutor (um programa computacional de Holodeck que se desenvolve, ao longo do tempo, de forma muito humana, o que o faz ser diferente de Data) e o piloto Tom Paris (um típico garanhão e cafajeste mas gato). Seguem as fotos abaixo:


O Doutor (interpretado por Robert Picardo).


Tom Paris (interpretado por Robert Duncan McNeill).


Tom Paris.


·         Jornada nas Estrelas – Enterprise (2001 - 2005):

           Esta foi a série com a qual mais me identifiquei. Nas outras, a humanidade aparece como sendo bastante evoluída e idealizada. Nesta, por ser a prequel (antecedente) de todas as outras, mostra uma realidade mais próxima da nossa, com personagens mais verossímeis e imperfeitos mas gatos também. Três personagens humanos se destacam nessa série:

         Capitão Jonathan Archer: algumas podem o achar bonito (incluindo euzinha), outras não. Archer foi o capitão da primeira nave interestelar de Jornada. Dono de uma personalidade marcante, corajoso, batalhador e amante dos animais (leva seu cachorro Porthos, seu fiel companheiro, na nave para as aventuras :P), lembra muito a personalidade de Kirk, porém Archer é mais calmo, mais entrosado com sua equipe e menos galinha do que ele (as fangirls apoiam Archer por isso :P). Segue abaixo fotos de Archer:


Archer (interpretado por Scott Bakula).


Archer.


Archer e seu dog Porthos.


Archer.

         Chefe de Engenharia Charles Trip Tucker: ele é o típico “caipira do interior”. Sempre se mete em enrascadas, mas é um grande amigo do Capitão Archer e do Malcolm Reed. Segue abaixo fotos do fofo Trip:


Trip (interpretado por Connor Trinneer).


Trip.


Trip :o


         Chefe de Segurança Malcolm Reed: um dos príncipes da Lady.Kamnuminas, Malcolm é aquela pessoa super comprometida com o trabalho. Tem um grande senso de honra e lealdade, e é muito introspectivo (nem os seus amigos sabem tudo sobre ele!). Mas é um ótimo amigo, uma pessoa com a qual sempre se pode contar e suspirar. Veja abaixo algumas fotos de Malcolm:


Malcolm (interpretado por Dominic Keating).


Malcolm.



Malcolm.


         E é isso, pessoal! Acaba aqui a análise sobre os principais personagens de Jornada nas Estrelas. Desculpem-me se a postagem ficou um pouco muito longa, mas realmente é muito material sobre esta franquia, que eu amo. Espero que gostem e que tenham paciência para ler tudo isso, pois eu preparei esta matéria com muito carinho e dedicação para vocês. ;)




Vida Longa e Próspera!  \\//

8 comentários:

  1. Eu não consigo amar um maisb que o outro, eu amo Kirk e Spock igualmente e incondicionalmente. Fiz até uma tatuagem em homenagem aos dois, e uma outra da Enterprise em miniatura. Tanto na série clássica quanto nos últimos filmes de 2009 e 2013 eu os amo. E derramo litros de babas
    e meu coração quase salta do peito (isso não é lógico kkkkk) mas é isso. Eu quase morro pelos dois ee não consigo amar um mais q o outro.

    ResponderExcluir
  2. Eu AMMOOOOOOOOOOO o Capitão Kirk da série original. Ele é o homem mais lindo que já existiu, em minha humilde opinião xD

    ResponderExcluir
  3. Amei o blog e todas as observações com risquinhos. Kkkkk

    ResponderExcluir
  4. Imparcialidade totalmente comprometida, os personagens estão a quem da beleza física, Leonard Nimoi por exemplo é admirado por Spok, Kirk, Riker, Chacotay bonitos ou não são oficiais irreverentes e indispensáveis taticamente.

    ResponderExcluir