domingo, 27 de janeiro de 2013

Daken - O Filho de Wolverine



Como sabem, minha última postagem no blog (clique aqui para lê-la) foi sobre o fascínio que vilões e anti-heróis fictícios exercem em nós. Não citei nenhum exemplo de personagens desse tipo no texto anterior, pois pretendo, a partir de agora, falar sobre eles separadamente, dedicando uma postagem por vez para cada um de nossos queridos bad boys da nossa fértil imaginação.

E, inaugurando esta nova seção de personagens, iremos falar hoje sobre um dos vilões das HQ’s dos X-Mens: Daken, o filho de Wolverine!

Daken

Daken com uniforme

Wolverine, Daken e X-23

Um pouco da história de Daken:

Em 1946, Wolverine estava vivendo em Jasmine Falls, Japão, com sua esposa grávida, Itsu. Rômulo, inimigo de Wolverine, envia o Winter Soldier (que havia sofrido lavagem cerebral) para matar a sua esposa. Após a morte dela, Rômulo retira o bebê de seu ventre (o bebê, futuramente conhecido como Daken, só sobrevive graças ao fator de cura mutante, herdado de seu pai). Rômulo então coloca o bebê na porta de Akihira e Natsumi, um casal jovem e rico de uma tradicional família japonesa. Eles entendem a presença da criança como uma resposta às suas orações e decidem criá-lo como seu filho. Embora ele seja nomeado Akihiro por seu pai, os servos e outras famílias da província secretamente referem-se ao menino como Daken (駄犬, "cachorro safado" ou "vira-lata"), pois ele não é totalmente japonês, por causa da herança genética de seu pai, Wolverine.

Enquanto Akihiro cresce, ele é muitas vezes provocado por outros garotos da vila. Esse tratamento duro e preconceituoso, ao longo dos anos, faz com que ele desenvolva uma personalidade muito fria, dirigida a todos, exceto a seu pai adotivo, Akihira. Uma noite, Natsumi confessa a Akihira que ela não ama seu filho adotivo e que, depois de longos anos de tentativas, ela está grávida. Porém, Daken, agora adolescente, ouve a conversa, e furioso pela rejeição, planeja uma vingança.  Dentro de um ano, após o nascimento do filho legítimo do casal, Daken confronta sua mãe e diz a ela que ele matou o seu bebê. Natsumi, então, tenta matá-lo, e ao fazer isso, acaba provocando a aparição, pela primeira vez, da mutação de Daken: o surgimento de suas garras ósseas, outra herança genética de Wolverine. Então, num impulso de se defender de sua mãe adotiva, Daken acaba matando-a. Akihira, seu pai adotivo, incapaz de matar Daken, comete suicídio.

Rômulo então aparece para Daken pela primeira vez e convida o adolescente a ficar sob sua tutela. Ele aceita, e durante toda a sua adolescência, recebe um pesado treinamento corporal, se tornando um mestre em artes marciais. Rômulo também manipula Daken, fazendo-o acreditar que foi Wolverine quem matou a sua mãe quando descobriu que esta estava grávida, fazendo Daken alimentar um ódio intenso por seu pai, e durante o seu primeiro encontro com ele, quando Wolverine descobre que Daken é seu filho, Daken quase o mata.


Daken jovem

Fanart de Daken adolescente

O aparecimento de suas
garras ósseas

Esse é apenas o começo da história. Dei destaque a esse trecho inicial, pois ele explica claramente o porquê de Daken ser um vilão nos quadrinhos da Marvel. Sofrendo rejeição desde pequeno, por causa de sua herança genética mestiça, e depois sendo manipulado e treinado por um grande assassino, que alimentou nele o ódio por seu verdadeiro pai, Daken não teve uma base moral sólida para se apoiar durante sua vida. Devido ao seu passado, ele é uma pessoa particularmente fria, egoísta, manipuladora e pessimista, o que o caracteriza como um psicopata. Ele disfarça suas emoções com uma fachada, que exclui todos ao seu redor, o que significa que é quase impossível de ser seu amigo real, pois é difícil descobrir quais são as suas verdadeiras intenções.

Ele não vê problemas em mentir, manipular e, inclusive, matar pessoas, porque ele não se preocupa com ninguém além de si mesmo. Ele usa tanto sua mutação (ele também possui o controle sobre feromônios, o que o permite afetar as emoções alheiras através do odor), quanto seus atrativos físicos para atrair fisicamente homens e mulheres. Ele não é exigente ou preconceituoso quando se trata de sexo, ele “joga nos dois times” a fim de alcançar seu próprio prazer (é o maior “pegador” da Marvel, ganhando até de Tony Stark nesse quesito :P ). É seu humor sombrio e reflexivo, aliado a um charme característico (como o de seu pai, Wolverine), que nos faz muitas vezes simpatizarmos com esse personagem.

Segue abaixo alguns dos inúmeros "pegas" do Daken: 











            Muitos afirmam que Daken é uma mistura exagerada de Wolverine com Loki, e isso tem um “quê” de verdade. Daken é selvagem e possui as habilidades físicas de Wolverine, mas é trapaceiro e manipulador como Loki. E apesar de toda a sua maldade, ele ainda tem um pouco de humanidade dentro de si. Isso foi provado nas diversas vezes que Daken tentou matar seu pai e não conseguiu, e após saber toda a verdade sobre seu passado, ele começou a perseguir Rômulo, seu mentor e verdadeiro assassino de sua mãe.

Wolverine e Daken

Fanart de Wolverine e Daken

Daken Vampiro, em uma das
fases da Marvel :o

      Algumas das frases marcantes do personagem: 

    “Uma vez que assumo o controle das emoções de alguém, domino o corpo logo em seguida”.

   “É preciso decompor as pessoas nas partes mais essenciais, descobrir qual é a motivação de cada uma... e aí o resto é moleza”.

Apesar de possuir uma HQ só dele, denominada "Wolverine Sombrio", Daken até agora nunca apareceu em nenhum filme dos X-Mens, o que faz com que muitos fãs especulem sobre qual ator deveria interpretá-lo futuramente. Eu, pessoalmente, acho Jake Gyllenhaal a opção perfeita, tanto pelo seu porte físico quanto pela sua brilhante atuação em “O Segredo de Brokeback Mountain”. Já a postadora Lady.Kamnuminas escolheria o cantor e ator Adam Lambert, pela sua semelhança física com o personagem.

Jake Gyllenhaal

Jake Gyllenhaal

Adam Lambert

Adam Lambert

E é isso, pessoal! Espero que tenham gostado dessa minha análise de hoje. E não percam a minha próxima matéria, pois ela será sobre um anti-herói clássico, que fará #asminaspirar, rsrs... :P


·         Fontes: Wikipedia + InvisionFree + GuiaDosQuadrinhos

4 comentários: